Prefeitura do Recife apresenta novo plano de circulação da Ilha do Retiro

15.01.18 - 10H59
MAPA mudança de circulação ILHA DO RETIRO

Ação vai contemplar todo o entorno do Túnel Chico Science, beneficiando a circulação na Rua Benfica e nas avenidas Beira Rio e Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho)

CONFIRA A APRESENTAÇÃO AQUI

A partir da terça-feira (16), o bairro da Ilha do Retiro, na Zona Oeste da cidade, vai ser beneficiado com um novo plano de circulação viária. A iniciativa, promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e da  Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), tem por objetivo melhorar a mobilidade na Rua Benfica e nas avenidas Beira Rio e Sport Clube do Recife (continuação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho), além de facilitar a acessibilidade aos bairros da Torre, Graças, Joana Bezerra e Boa Viagem. A ação, que será implantada em duas etapas, na terça-feira (16) e no sábado (20), contou com o apoio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Na primeira etapa, a CTTU vai implantar um binário entre a Rua Benfica e as ruas Professor Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro e promover a abertura de dois novos acessos, um na Rua Benfica e outro na Avenida Sport Clube do Recife. Já a segunda etapa consiste na implantação de um novo binário entre as avenidas Beira Rio e Prefeito Lima de Castro, além da mudança de circulação no Túnel Chico Science, que passa a ter sentido único em direção ao bairro do Derby.

Para a ação, a CTTU vai implantar cerca de 160 placas de sinalização vertical e nove faixas de pedestres. Além disso, um trabalho de orientação, com a distribuição de material informativo a condutores, ciclistas e pedestres, tem início na próxima segunda-feira (15) e continua até a terça-feira (23). Após esse período, um efetivo de agentes e orientadores de trânsito permanecerá na localidade, realizando o trabalho de monitoramento e orientação.

Confira os detalhes da nova circulação:

• Primeira Etapa (16 de janeiro de 2018)

Binário entre Rua Benfica e ruas professor Benedito Monteiro/José Múcio Monteiro: A Rua Benfica (no trecho entre o Túnel Chico Science e a Praça do Internacional) passa a ser mão única no sentido Derby, formando um binário com as ruas Professor Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro. Esta última terá o sentido de circulação invertido, ficando em direção à Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho).

Novo acesso na Rua Benfica: Um novo acesso será aberto na intercessão da Rua Benfica e Rua Doutor Severino Pinheiro, na altura da Praça do Internacional, permitindo o acesso aos bairros da Torre e Graças, através da Avenida Beira Rio, sem a necessidade de girar à direita em direção à Praça do Derby. Nesta área, um semáforo será implantado para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança na travessia dos pedestres.

Novo acesso na Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho): Nesta primeira etapa, também haverá a abertura do canteiro central na Avenida Sport Clube do Recife (continuação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho), permitindo que o condutor oriundo das ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro possa acessar a via também no sentido da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Um outro semáforo será implantado nessa intercessão para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança aos pedestres que circulam pelo local.

• Segunda Etapa (20 de janeiro de 2018)

Binário entre a Avenida Beira Rio e a Avenida Prefeito Lima de Castro: No trecho compreendido entre o Túnel Chico Science e a Rua Dr. Hisbelo Campos, as avenidas Beira Rio e Prefeito Lima de Castro deixarão de ter sentido duplo de circulação e passam a formar um binário. A Avenida Beira Rio terá circulação no sentido Derby, e a Avenida Prefeito Lima de Castro passa a seguir na direção dos bairros de Joana Bezerra e Boa Viagem.

Túnel Chico Science: Complementando a nova circulação, o Túnel Chico Science passa a ser mão única, no sentido Derby. Com isso, os condutores que vêm das avenidas Beira Rio e Sport Clube do Recife (Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho) e do bairro da Ilha do Leite poderão acessar os bairros da Torre e Graças com mais facilidade, sem a necessidade de utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Principais direções:

Avenida Beira Rio/ Ilha do Leite - O condutor oriundo da Avenida Beira Rio, com destino à Ilha do Leite, deverá girar à esquerda após o Túnel Chico Science, na rotatória da Praça da Bandeira, acessando a Avenida Sport Clube do Recife no sentido BR-232, girar à direita na R. Benedito Monteiro e à direita novamente na R. José Múcio Monteiro, onde poderá seguir pela a Avenida Sport Clube do Recife no sentido Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Avenida Beira Rio/ Bairro da Torre e Graças - O condutor deverá seguir em frente, passar pelo Túnel Chico Science, Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional, seguindo pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maria Filho, e acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Bairro da Torre e Graças - O condutor que segue no sentido Centro deverá acessar o Túnel Chico Science, Rua Benfica e Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Ilha do Leite/ Torre e Graças - Após passar a Rua Paissandu, contornar a Praça da Bandeira à direita, seguir pela Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional e seguir pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maia Filho, acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Joana Bezerra - O condutor deverá realizar o giro à direita na Avenida Prefeito Lima de Castro, uma vez que um trecho da Avenida Beira Rio se tornará mão única no sentido Derby.