Prefeitura do Recife entrega nova ciclofaixa na Via Local da Agamenon

18.03.22 - 16H46
Fotos: DanielTavares/PCR

Equipamento vai beneficiar mais de 2 mil ciclistas diariamente e terá 1 km de extensão para se conectar às ciclofaixas João de Barros, Josias de Albuquerque e Jornalista Graça Araújo, na área central

Para garantir mais conexões à malha cicloviária da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregou, nesta sexta-feira (18), a Ciclofaixa Via Local da Agamenon, com 1 km de extensão e vai conectar as ciclofaixas João de Barros, Josias de Albuquerque e Ciclofaixa Graça Araújo. Com a nova estrutura cicloviária, o Recife passará a ter 165,5 km de rotas cicláveis. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS).

A Ciclofaixa Via Local da Agamenon vai seguir pela Avenida Governador Agamenon Magalhães, ao lado da Reitoria da UPE, no trecho entre as ruas Doutor Leopoldo Lins e Frei Cassimiro, onde vai se conectar com a Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque. Ao todo, serão 78 km de rotas cicláveis interligadas entre a Zona Norte e o Centro do Recife.

"Esse é um equipamento de grande importância para a cidade, tanto porque é localizado na principal Avenida, quanto porque interliga outras rotas cicláveis a áreas de interesse público como a Universidade de Pernambuco e o centro da cidade", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

MALHA CICLOVIÁRIA - A malha cicloviária do Recife vem recebendo destaque devido à sua evolução nos últimos anos. A cidade foi a que mais avançou na execução do Plano Diretor Cicloviário de Pernambuco, com mais de 70% das rotas complementares sob responsabilidade da PCR cumpridas. Em 2020, a capital pernambucana foi eleita a quarta cidade com a rede cicloviária mais acessível do Brasil em um índice do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que contabiliza a população que está até 300 metros próximo a uma estrutura cicloviária.