Prefeitura do Recife implanta Faixa Azul na Estrada dos Remédios

13.12.17 - 09H53
Faixa Azul Estrada dos Remédios

Com 3,6 km de extensão, novo corredor de ônibus vai beneficiar diariamente cerca de 62 mil passageiros do transporte público

A partir da segunda (18), os passageiros do transporte público vão ganhar mais prioridade no sistema viário do Recife. A Prefeitura, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai implantar uma Faixa Azul na Estrada dos Remédios, na Zona Oeste da cidade. Com 3,6 quilômetros de extensão, a nova faixa vai beneficiar os bairros de Afogados, Ilha da Retiro, Madalena e Torre, facilitando o deslocamento de 16 linhas de ônibus, que transportam cerca de 62 mil pessoas por dia. Essa é a sétima Faixa Azul a entrar em operação desde o início da gestão, totalizando 36,3 km implantados entre 2013 e 2017. Esse número corresponde a um aumento, em apenas cinco anos, de 180% nos quilômetros de faixas exclusivas existentes no município, passando dos 20,51 km, implantados entre os anos de 1980 e 2012, para cerca de 58 km em 2017. Com a Faixa Azul da Estrada dos Remédios, o projeto vai beneficiar, diariamente, cerca de 700 mil passageiros do transporte público na cidade.

A nova Faixa Azul tem início no cruzamento da Estrada dos Remédios com a Rua Alcedo Marrocos, localizado a 200 metros do Terminal Integrado de Afogados, passa pela Avenida Visconde de Albuquerque e finaliza no cruzamento da Rua José Bonifácio com a Rua Vitoriano Palhares, na altura do Atacado dos Presentes, formando um binário com as faixas azuis das ruas Cosme Viana e Real da Torre. Além dos ônibus, também vão ter acesso à Faixa Azul os táxis do município do Recife. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for tracejada, que é possível entrar na faixa.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância de priorizar a operação do transporte público. "Incentivar o uso do transporte coletivo é uma das principais medidas para melhorar a mobilidade nos grandes centros urbanos e é prioridade máxima da nossa gestão. A Faixa Azul cumpre bem esse papel, pois é garantia de conforto e redução de tempo de viagem para milhares de passageiros. No caso da Estrada dos Remédios, serão realizadas mais de mil viagens e quase 62 mil pessoas beneficiadas, todos os dias", concluiu.

Durante uma semana, os agentes de trânsito vão monitorar o fluxo ao longo da Faixa Azul da Estrada dos Remédios apenas orientando os condutores. Após esse tempo, os motoristas que forem flagrados utilizando a faixa irregularmente estarão passíveis a multa gravíssima, no valor de R$ 293, 47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É importante lembrar que todas as faixas azuis do Recife funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

FAIXA AZUL - Com a implantação da Faixa Azul da Estrada dos Remédios, a atual gestão de trânsito irá alcançar a marca de 36,3 km de Faixa Azul implantados. Atualmente, a ação está nas avenidas Recife, Marechal Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/ Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, além das ruas Cosme Viana e Real da Torre. No total, Recife vai passar a contar com cerca de 58 km de corredor exclusivo para ônibus, somando com as faixas exclusivas que já existiam antes de 2013. Isso representa um aumento de 180% no número de quilômetros de prioridade para o transporte público no Recife desde o início da gestão, quando a cidade possuía pouco mais de 20 km de corredores exclusivos. Quanto à eficiência do projeto, é válido ressaltar que todas as faixas azuis garantiram resultados satisfatórios, gerando uma diminuição significativa no tempo de viagem dos passageiros. O ganho de velocidade média dos coletivos nos corredores beneficiados chega em até 118%, como aconteceu na Avenida Herculano Bandeira, onde a velocidade de 11km/h passou para 24km/h.