Prefeitura do Recife realiza campanha educativa em referência ao Maio Amarelo

06.05.18 - 16H32
CTTU RECIFE MAIO AMARELO TRÂNSITO MOBILIDADE SEGURANÇA VIÁRIA REDUÇÃO DE ACIDENTES

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Compat), promoveu uma blitz educativa em alusão ao Maio Amarelo, neste sábado (5), no segundo Jardim da Avenida Boa Viagem. Um efetivo de 10 agentes e orientadores de trânsito participou da ação, abordando condutores, ciclistas e pedestres para dar dicas sobre trânsito seguro. O evento faz parte das ações do movimento mundial Maio Amarelo, que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de mortes no trânsito. As ações em referência ao movimento vão até o fim deste mês em parceria com vários órgãos municipais, estaduais e sociedade civil.

Com o tema "Nós somos o trânsito", a blitz  também distribuiu materiais educativos sobre conscientização de redução de acidentes. "Acho necessária a iniciativa do poder público de alertar os condutores sobre a prevenção de acidentes. Nos preocupamos com quem está dirigindo embriagado ou que infrações possam causar algum acidente. Por isso, orientar é sempre importante", conta o estudante Carlos Fernandes.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a realização de campanhas educativas é determinante na construção de um trânsito mais seguro. " Os trabalhos de engenharia de tráfego e fiscalização aliados de forma harmônica com a educação são os três principais pilares para alcançarmos um trânsito cada vez melhor. As campanhas também são importantes para lembrar ainda que, no trânsito, cada cidadão tem o seu papel", disse.

Entre os temas abordados durante a blitz, estão aqueles considerados como os principais fatores de risco para acidentes de trânsito, a exemplo do excesso de velocidade, dirigir sob o efeito de álcool, falta de itens de segurança como capacete, cinto de segurança e cadeirinha, entre outros. É importante destacar que, embora as blitzes educativas realizadas pela CTTU em alusão a movimentos tenham caráter pedagógico, os condutores que insistirem em cometer as infrações de trânsito estão passíveis de notificação.

CTTU E SAMU NAS ESCOLAS - O trabalho de educação para o trânsito realizado pela CTTU tem focado, principalmente, em campanhas dentro das escolas públicas e privadas do município, uma vez que as crianças e adolescentes são considerados agentes multiplicadores. Dessa forma, até o fim do mês de maio,  a Autarquia irá realizar, em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, ações educativas nas escolas municipais, com o objetivo de desenvolver atividades relacionadas à educação para o trânsito. Nas ocasiões, serão montadas mini cidades para ensinar às crianças como se comportar de maneira segura e responsável no trânsito. Além disso, também serão passadas de forma lúdica a importância de obedecer às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e agir de forma solidária e gentil enquanto cidadão que faz parte do trânsito da cidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também participa das atividades do Maio Amarelo. Durante a campanha, profissionais do Samu visitarão escolas públicas para orientar crianças e adolescentes sobre os riscos do trânsito. Também haverá palestras sobre os prejuízos causados pelos trotes recebidos. Em 2017, a Central de Regulação do Samu Recife, registrou 128.550 trotes, o que representou 24% das ligações totais do ano passado.De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do órgão, Janise Cláudia, a conscientização sobre educação no trânsito deve começar na infância. “A ação nas escolas é essencial, pois conseguimos educar crianças e adolescentes de forma responsável, já que estão em processo de formação de seus conceitos”, disse.

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

Confira o calendário das ações em alusão ao Maio Amarelo:

02/05 - Abertura novo ponto de emissão de credenciamento especial na Ferreira Costa, Tamarineira

05/05 - Blitz Educativa na Av. Boa Viagem

07/05 - Ação Educativa na E.M. Potiguar Matos

16/05 - Ação Educativa na E.M Darcy Ribeiro

18/05 - Ida dos alunos do ensino fundamental do SESC Santo Amaro ao clubinho Honda

24/05 -  Ação Educativa na E.E. Dona Maria Teresa Corrêa

26/05 - Blitz Educativa na Av. Gov. Agamenon Magalhães