
Gerente geral de Mobilidade Humana da CTTU apresenta avanços do Recife na Semana de Segurança Viária e destaca reconhecimento internacional da cidade.
Recife ganhou destaque internacional durante o lançamento do Manual de Desenho de Ruas para Velocidades Seguras (Designing for Safe Speeds), realizado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI) na Semana de Segurança Viária, em Bogotá, na Colômbia. O gerente geral de Mobilidade Humana da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Antônio Henrique, apresentou as ações desenvolvidas na capital pernambucana para reduzir velocidades e redesenhar o espaço urbano com foco na segurança viária.
Durante o congresso, Antônio Henrique compartilhou as experiências do Recife em projetos de requalificação e intervenções que priorizam pedestres, ciclistas e o transporte público. O novo manual da GDCI, lançado em parceria com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global, destacou cinco áreas da cidade — Pina, Jardim Monte Verde, Jordão, Dois Irmãos e Santo Amaro — como exemplos internacionais de boas práticas em design urbano que promovem velocidades seguras e priorizam a vida.
O Manual de Desenho de Ruas para Velocidades Seguras apresenta evidências, estratégias e políticas que ajudam cidades do mundo inteiro a redesenhar suas vias, equilibrando mobilidade, segurança e qualidade de vida. A publicação reúne exemplos de 89 cidades em seis continentes, reconhecendo iniciativas que transformaram ruas em ambientes mais acessíveis e sustentáveis.
De acordo com a GDCI, o desenho urbano tem papel essencial na redução de sinistros de trânsito e na criação de ruas mais seguras, agradáveis e inclusivas. A publicação complementa a Guia Global de Desenho de Ruas (2016) e consolida-se como uma referência internacional no planejamento urbano centrado nas pessoas.
“Ver o Recife citado como exemplo mundial é o resultado de um trabalho coletivo voltado à mobilidade segura. Essas áreas que hoje ganham destaque internacional refletem o compromisso da cidade em transformar o espaço público e priorizar a vida”, afirmou Antônio Henrique, gerente geral de Mobilidade Humana da CTTU, durante sua apresentação em Bogotá.
Em Recife, o uso do urbanismo tático tem se mostrado uma ferramenta eficaz para salvar vidas e reduzir ocorrências de trânsito. De acordo com estudo da CTTU, as áreas de redesenho urbano implementadas na cidade apresentaram redução de 37,7% no índice de sinistros de trânsito com vítimas, reforçando a importância de intervenções que reorganizam o espaço viário e induzem velocidades mais seguras.
A Prefeitura do Recife, por meio da CTTU, reafirma seu compromisso com o Sistema Seguro e com a meta de Visão Zero, que busca eliminar mortes e lesões graves no trânsito. A cidade segue investindo em ações integradas de educação, fiscalização, gestão de velocidade e requalificação urbana, consolidando-se como uma referência latino-americana na promoção de uma mobilidade mais humana, segura e sustentável.