Rota Santo Amaro passa a se chamar Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque

29.07.20 - 16H43
Rota Santo Amaro passa a se chamar Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque

Homenagem póstuma ao presidente do Sistema Fecomércio será feita no centro do Recife, cidade onde viveu e trabalhou

O Prefeito Geraldo Julio promulgou a Lei nº 18.741, que renomeia a Ciclofaixa Santo Amaro para "Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque", uma homenagem póstuma ao ex-presidente do Sistema Fecomércio, falecido em 2019. A publicação foi feita no Diário Oficial do Município no último sábado (25).

A ciclofaixa tem início na Rua Frei Cassimiro, segue pelas ruas do Pombal e Treze de Maio até se conectar com a Ciclovia Graça Araújo, na Rua dos Palmares. Da Rua Treze de Maio, a rota também segue pelas ruas Tupinambás e Barros Barreto até chegar na Avenida Governador Agamenon Magalhães. Da Rua do Pombal, a rota segue pelas ruas Pedro Afonso, Doutor João Vieira de Menezes e Araripina até a Rua da Aurora, conectando-se com o Eixo Cicloviário Camilo Simões. Desse percurso, a rota ainda segue pelas ruas Coelho Leite e Fundição até se conectar com Ciclovia Graça Araújo, na Avenida Mário Melo. A Ciclofaixa Santo Amaro tem 6,8 km de extensão.

O Recife tem investido em rotas que se interligam umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos ao ciclistas. Entre o Centro da Cidade e a Zona Norte, já são 35,1 km de malha cicloviária interligada. Na Zona Sul, o número chega a 12 km de rotas cicláveis interligadas e, na Zona Oeste, 33,25 km. O incentivo ao uso da bicicleta, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza o uso do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes e classes sociais.

HOMENAGEADO - Josias de Albuquerque foi o presidente do Sistema Fecomércio entre 1996 e 2019. Recifense e trabalhador, atuou na área metalúrgica ainda na adolescência. Formado em direito e em história, passou 23 anos dedicado a transformar o Sistema Fecomércio com iniciativas para democratizar o acesso à educação, como unidades móveis de ensino, que ampliaram os serviços de educação técnica e profissional. Ele acreditava que a educação era uma ferramenta de fomento à economia e de transformação social. Além disso, viu surgir a Faculdade Senac, que já é referência na área do setor de serviços. Josias de Albuquerque faleceu em fevereiro de 2019, devido a uma doença hepática.

Outras rotas cicláveis também homenageiam pessoas que foram importantes para cidade, como a Ciclovia Jornalista Graça Araújo, na Avenida Mário Melo, e o Eixo Cicloviário Camilo Simões, que liga o Recife ao município de Olinda.

MALHA CICLOVIÁRIA DO RECIFE - Atualmente, o Recife possui 126 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de 420% desde 2013, quando havia 24 km. Desde 2013, as novas rotas implantadas  compõem a Rede Cicloviária Complementar, previstas pelo Plano Diretor Cicloviário (PDC), e estão sendo projetadas para que haja uma conexão com as rotas já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana, que está sendo elaborada pelo Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.