Secretário de mobilidade de Cali conhece iniciativas de segurança viária adotadas pela Prefeitura do Recife

26.03.25 - 10H32
Segurança Viária

Gestor da cidade colombiana visitou a Rua da Palma, que recebeu redesenho urbano e ganhou mais espaço de pedestres, além da Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU

Referência em iniciativas de redesenho urbano, o Recife atraiu a atenção do secretário de mobilidade de Cali, na Colômbia, em visita ao Brasil. O gestor conheceu a experiência da Rua da Palma, que teve o espaço urbano invertido: onde apenas 40% do espaço era dedicado às pessoas, agora 40% do espaço é dedicado aos veículos e 60% para pedestres e ciclistas. A visita aconteceu no sábado (22) e, em seguida, o gestor seguiu para Fortaleza, no Ceará.

"Esta é uma estratégia que beneficia a todos", declarou o secretário ao visitar a Rua da Palma, no bairro de Santo Antônio. A intervenção beneficia 1.700 pedestres que passam na via todos os dias, mais pessoas do que as que estão nos carros, que são cerca de 190 diariamente. O projeto da Rua da Palma foi desenvolvido em parceria com a GDCI, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, instituições de referência mundial em segurança viária.

Nesta via, houve uma redução de 75% dos pedestres caminhando no leito viário. Agora, não há mais crianças sendo carregadas ou andando no leito viário. Antes, 9,6% das crianças andavam ou eram carregadas no leito viário.

Ao analisar os dados de sinistros de trânsito com vítimas antes e depois da implantação de redesenhos urbanos da capital pernambucana, especialistas da Universidade Federal do Ceará concluíram que essas intervenções foram responsáveis por reduzir, em média, 37,7% o índice dessas ocorrências.

Os números demonstram não apenas a redução de sinistros, mas também a de fatores de risco, como os de pessoas andando no leito viário e o excesso de velocidade. Em intervenções como a de Jardim Monte Verde, no Ibura, houve uma redução de 50% dos veículos excedendo a velocidade de 30km/h na ladeira. Antes, 47% dos veículos trafegavam acima de 30km/h. Depois, 23,4%. Antes da intervenção, 92,7% das pessoas estavam se locomovendo pelo leito viário. Depois houve uma redução de 98% e não foram observadas mais crianças andando na via. Já na Rua Othon Paraíso, no bairro do Torreão, 79,6% dos veículos excediam a velocidade de 30 km/h antes do projeto. Depois, esse número caiu para 22,3%, decréscimo de 72%. 

Ao todo, já são mais de 50 áreas de urbanismo tático desenvolvidas no Recife, muitas delas já se tornaram permanentes, como é o caso do Rosarinho, da Rua do Hospício, da Avenida Conde da Boa Vista e da Avenida Governador Agamenon Magalhães.

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