Nova área de trânsito calmo vai proporcionar mais segurança e convivência na Zona Norte do Recife

12.06.23 - 15H35

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Rua Zeferino Agra, no bairro do Arruda, recebeu implantação com mais 415 m² dedicados aos pedestres, além de 18 novas travessias. Iniciativa também vai promover ordenamento de estacionamentos

Para fazer da rua um espaço mais seguro e propício ao lazer, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantou, nesta segunda-feira (12), uma nova sinalização viária na Rua Zeferino Agra, no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife. A via terá mais espaços para pedestres, que são maioria na região devido a pontos de interesse como escolas e igrejas, que reúnem muitas pessoas. O projeto faz uso de tintas coloridas no chão para ampliar calçadas, implantar ilhas de refúgio entre as travessias, além de 18 novas faixas de pedestres. A implantação vai também adequar a velocidade com uma sinalização que chama atenção dos motoristas para a presença de pedestres na rua. O local teve 11 sinistros de trânsito com vítimas entre 2017 e 2021 e, por isso, foi identificado como prioritário para receber a intervenção, que foi feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

O projeto vai garantir, além de ordenamento dos estacionamentos, uma redução de conflitos entre os veículos motorizados. Anteriormente, a via tinha 16 metros de largura apenas dedicadas aos veículos. Agora, o espaço foi redistribuído, garantindo mais 415 m² para os pedestres – distribuídos entre ampliação de calçadas, canteiros centrais e áreas de refúgio.

Haverá, ainda, uma mudança de circulação. A Rua Júlio Ramos vai ser sentido único em direção à Avenida Beberibe no trecho entre a Rua Zeferino Agra e a Avenida Beberibe. A rota alternativa será a Rua Alegre.

Além da ampliação dos espaços para pedestres, também houve a regulamentação da velocidade máxima permitida na via em 30 km/h. Essa adequação é necessária para reduzir as chances de mortes em caso de atropelamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em um atropelamento a 50 km/h, o risco de morte é de 80%, já o atropelamento a 30 km/h o risco de morte cai para 10%. Em maio de 2021, o prefeito do Recife, João Campos, assinou um compromisso do Movimento Ruas Pela Vida, das Nações Unidas, que tem como objetivo adaptar as ruas para que sejam mais sustentáveis, adequadas para pedestres e ciclistas e, principalmente, com trânsitos mais calmos. O gestor se comprometeu em adequar para 30 km/h a velocidade de ruas locais, onde não há grande fluxo de veículos e, sim, de pessoas.

“A adequação da velocidade em vias locais é essencial para que haja mais segurança para as pessoas. São vias com pouco fluxo de veículos, então muitos cidadãos podem enxergar como um convite a correr um pouco mais e testar os limites, mas isso pode ser fatal. Por isso, estamos investindo de diversas formas na adequação de velocidade – seja com a fiscalização eletrônica nos grandes corredores ou, ainda, no redesenho das vias locais”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

O projeto foi realizado sob as diretrizes do Manual de Desenho de Ruas do Recife, construído em parceria com a sociedade civil e organizações de referência internacional, como a GDCI (da sigla em inglês, Iniciativa Global de Desenho de Cidades). O documento prevê uma nova perspectiva para utilização da rua. “Com muito estudo e escuta da população, traçamos a diretriz, de que as ruas devem ser espaços não só de deslocamento, mas também de encontros, lazer, convivência. Por isso, é importante fomentar a mobilidade ativa, para garantir um estilo de vida mais harmonioso entre as pessoas e a cidade, além de possibilitar mais interações entre os cidadãos”, explica a gerente de planejamento urbano da CTTU, Mirella Falcão.