Técnicos de segurança viária do Recife e da América Latina debatem políticas públicas para salvar vidas

03.10.23 - 14H27

Evento teve início nesta segunda-feira (2) em Fortaleza (CE) e tem o objetivo de promover intercâmbio entre as políticas de segurança viária de várias cidades da América Latina

Técnicos das cidades como Quito e Guaiaquil, do Equador, além de Recife e Salvador, no Nordeste brasileiro, iniciaram, nesta segunda-feira (2), uma imersão para intercâmbio sobre desenho urbano para segurança viária. Os encontros estão sendo realizados em Fortaleza (CE) e seguem até a quinta-feira (5). O evento é promovido pela Iniciativa Global de Desenhos de Cidades (GDCI), parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária (BIGRS).

Já na segunda-feira (2), os técnicos do Recife apresentaram a política de mobilidade ativa da cidade. O seminário mostrou aspectos gerais da cidade e seus desafios, tais como as grandes áreas de morros e a construção não planejada do município. Ainda assim, o Recife conseguiu expandir em 640% a sua malha cicloviária na última década. A cidade conta, hoje, com 183 km, sendo 97% deles interligados.

Outros projetos importantes apresentados foram os de urbanismo tático, que redesenham as vias da cidade para garantir mais segurança viária a todos os atores do trânsito, especialmente as pessoas que andam a pé, que são as mais vulneráveis. Atualmente, o Recife já possui 45 áreas redesenhadas, o que deu mais de 38 m² aos pedestres e tem auxiliado a cidade na redução de sinistros de trânsito. Alguns projetos importantes implantados no Recife são os da Rua da Palma, na área central, o do Largo Dom Luiz, na Zona Norte e o de Jardim Monte Verde, na Zona Sul.

Entre 2017 e 2021, o Recife reduziu em 42,8% as mortes no trânsito, o que é fruto de uma série de iniciativas integradas entre os pilares de gestão de dados, infraestrutura viária, fiscalização e comunicação. "O trabalho da CTTU gira em torno de salvar vidas porque as ações têm como foco a segurança viária, pois entendemos que nenhuma morte no trânsito é aceitável. No eixo de desenho urbano, procuramos transformar ruas para que fiquem mais seguras e adequadas para pedestres e ciclistas com alargamento de calçadas e ampliação das rotas cicloviárias, adequação de velocidade e intensificação da sinalização", explica a analista de projetos da CTTU, Laís Lucena.

*SOBRE A INICIATIVA BLOOMBERG DE SEGURANÇA VIÁRIA GLOBAL* - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS, da sigla em inglês) auxilia a política de segurança no trânsito da Prefeitura do Recife desde 2020, com apoio técnico de consultores locais e das organizações líderes de referência no assunto em todo o mundo. A BIGRS dá suporte à cidade com a metodologia de abordagem sistêmica, atuando no fortalecimento dos eixos de vigilância de dados, infraestrutura urbana, fiscalização e comunicação para que trabalhem de maneira integrada com o objetivo de potencializar os resultados na diminuição dos mortos e feridos no trânsito. A Iniciativa adota o conceito de Visão Zero, cujo conceito é o de que nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é justificável e poderia ser evitada e, por isso, trabalha com o horizonte de zerar as mortes no trânsito. No Brasil, a BIGRS já apoiou a cidade de Fortaleza (CE) e, atualmente, dá suporte às políticas de segurança viária no Estado de São Paulo e nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Salvador (BA) e Recife (PE).