CTTU inicia implantação da Ciclofaixa Jardim São Paulo nesta quinta-feira (7)

06.09.17 - 17H23
Ciclofaixa Jardim São Paulo

A partir desta quinta-feira (7), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) dará início ao trabalho de sinalização da ciclofaixa Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. Os serviços serão iniciados pela Rua Senador Alberto Pasqualini, próximo à Praça Jardim São Paulo, e deverão ser concluídos na sexta-feira, 15 de setembro, quando o equipamento já entra em operação. A rota compõe a Rede Cicloviária Complementar, que está sendo implantada pela Prefeitura do Recife em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR), e adiciona outros 1,9 quilômetro de rota exclusiva para ciclistas à rede cicloviária da capital, que passa a alcançar a marca de 48,6 quilômetros de rotas existentes, sendo 24,5 (50,4%) implantados desde 2013. 

A nova ciclofaixa Jardim São Paulo vai conectar a já existente Rota Tiradentes à Praça Jardim São Paulo, no bairro de mesmo nome. A rota será bidirecional e terá início na Rua Comendador Franco Ferreira, seguindo pela Rua Professor Silvio da Cunha Santos, Avenida General San Martin, Avenida João Cabral de Melo Neto e Rua Senador Alberto Pasqualini. O equipamento se conecta com a Rota Tiradentes (Estrada do Forte e Rua 21 de Abril) e com as ciclofaixas Antônio Curado e Inácio Monteiro. As três rotas serão ligadas ainda com as ciclofaixas do Cavouco e Arquiteto Luiz Nunes (Lagoa do Araçá), compondo uma rede cicloviária de cerca de 20 quilômetros de extensão, interligando a Zona Oeste à Zona Sul do Recife e beneficiando diretamente dez bairros: Engenho do Meio, Cordeiro, Jardim São Paulo, Iputinga, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira. 

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a ampliação da Rede Cicloviária Complementar demonstra o esforço da gestão de trânsito para tornar a utilização do espaço público cada vez mais equitativa. "Desde 2013, já implantamos sete novas ciclofaixas, além da Zona 30, possibilitando a diversidade de modais nas vias públicas. Com a ampliação da rede ciclável, esperamos incentivar o uso da bicicleta para os deslocamentos entre os bairros", conclui.

Durante as semanas subsequentes à implantação da ciclofaixa, que deverá começar a operar normalmente logo após a conclusão dos serviços de sinalização, em 15 de setembro, a CTTU destacará equipes de agentes e orientadores de trânsito para realizar os trabalhos de monitoramento e orientação aos condutores e ciclistas que circularem pelo local. É importante ressaltar que aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização, transitando ou estacionando veículos na ciclofaixa, estarão passíveis de autuação. As multas podem variar de grave a gravíssima vezes três, com valores de R$ 195,23 (mais 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação - CNH) a R$ 880,41 (mais 7 pontos na CNH).

Categoria de Artigo