O Programa de Educação para o Trânsito do Recife tem o objetivo de conscientizar a população para o respeito na mobilidade urbana, de forma que os veículos maiores protejam os menores e todos juntos protejam os pedestres, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
A CTTU atua em diversas frentes para educação no trânsito. Localizados nos diversos pontos da cidade, os orientadores de trânsito, conhecidos como "amarelinhos" auxiliam a população no que diz respeito à segurança viária. Além disso, a CTTU também oferece diversos cursos para públicos como ciclistas, motociclistas e motoristas de transportes públicos, com o objetivo de conscientizar sobre direção defensiva e, com isso, aumentar o respeito no trânsito.
A cidade conta, ainda, com a atuação da Liga da CTTU, uma equipe de artistas educadores com personagens de heróis da mobilidade urbana - uma ciclista (Pedalita), um orientador de trânsito (Amarelinho) e um agente de trânsito (Justina). Além dos vilões - Sinistro e Zoada. A Liga da CTTU visita espaços como escolas, abrigos e as próprias ruas da cidade com atividades lúdicas para crianças e adolescentes com a temática de respeito no trânsito.
Como solicitar ações educativas da CTTU na escola?
As agendas de atividades escolares da Educação para o Trânsito são programadas com, no mínimo um mês (trinta dias) de antecedência, portanto todas as solicitações devem ser feitas antecipadamente ao período desejado. Alguns meses possuem alta demanda das nossas ações, devido as temáticas relacionadas ao trânsito. Exemplos como mês de Volta às Aulas, Maio Amarelo, Semana Nacional de trânsito (Setembro), etc. Para períodos como esses é importante a compreensão de que nem todas as solicitações poderão ser atendidas.
Para outras ações ou parcerias, todo o contato deve ser realizado através do e-mail ou telefone:
educacaonotransito@recife.pe.gov.br
(81) 3355-5391
A CTTU trabalha, também, com campanhas de mídia de massa desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. As peças de comunicação são desenvolvidas com base nas evidências de sinistros de trânsito do Recife e focam a sua abordagem nos principais fatores de riscos destacados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - excesso de velocidade, afivelamento incorreto do capacete, não uso do cinto de segurança e dirigir sob efeito de álcool.
Os próprios agentes de trânsito também fazem parte da educação para o trânsito do município. Frequentemente, os efetivos realizam blitze educativas para abordar os condutores e informar sobre as boas práticas que garantem segurança viária.
Confira, abaixo, alguns materiais educativos lançados pela CTTU e faça download.