Pesquisa Origem-Destino do Recife 2021
A Pesquisa Origem-Destino do Recife 2021 tem o objetivo de apresentar o perfil dos deslocamentos realizados na cidade do Recife e sua região metropolitana. Em sua terceira edição, desta vez realizada pela CTTU, a pesquisa utiliza uma metodologia online inovadora criada pela Prefeitura do Recife. A Pesquisa Origem-Destino do Recife foi remodelada e atualizada em 2021, e servirá para embasar o planejamento urbano da cidade, incluindo o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana do Recife. Além disso, possibilitam obter informações completas sobre as principais características das viagens, tais como: tempo, distância, motivos, horários, frequências etc.
Relatório | Pesquisa OD do Recife 2021
Zonas de Tráfego | Pesquisa OD do Recife 2021
Pesquisa Origem-Destino do Recife 2018
A Pesquisa Origem-Destino Metropolitana 2018 foi realizada em uma parceria entre o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira e o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano e contemplou a população que reside, trabalha, estuda ou busca serviços nos municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata, que compõem a Região Metropolitana do Recife.
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Pesquisa OD Metropolitana 2018 | Última Atualização: Novembro/2020
Matrizes OD da Pesquisa OD Metropolitana 2018 | Última atualização: Junho/2020
Zonas de Tráfego | Pesquisa OD Metropolitana 2018
Pesquisa Origem-Destino do Recife 2016
Para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana do Recife, uma série de pesquisas são necessárias. Dentre estas, destaca-se a Pesquisa de Origem-Destino de Pessoas, também conhecida como Pesquisa OD, que é a base para o planejamento do sistema de transporte público, incluindo definição de linhas de ônibus, expansão do sistema de metrô, a definição da operação do sistema de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe, o funcionamento do sistema complementar, a localização das estações de bicicletas compartilhadas e a identificação dos principais corredores caminháveis da cidade.
As pesquisas origem-destino costumam ocorrer em intervalos de 10 anos no formato de pesquisa domiciliar. Isso gera longos períodos em que os dados são estimados e a implantação de grandes empreendimentos ou alterações no uso do solo não são considerados nessas estimativas. Devido ao elevado custo, poucas cidades conseguem manter a periodicidade planejada. A última pesquisa desse tipo, realizada no Recife, ocorreu em 1997. Hoje, esses dados servem apenas como referência histórica. Depois dessa pesquisa, houve, por exemplo, a implantação do Porto de Suape e do Parque Automotivo da Fiat em Goiana, alterando radicalmente as características dos comportamentos pesquisados à época.
A tradicional entrevista domiciliar, apesar de permitir a coleta de uma grande quantidade de dados acessórios aos dados de mobilidade, tornou-se inviável tanto do ponto de vista financeiro quanto do esforço e tempo necessários para sua realização. Cidades com características similares às do Recife, destinam milhões de reais em recursos financeiros pelo método tradicional, que não acompanhou a evolução tecnológica observada nas últimas décadas, tornando-se menos eficiente.
O Recife é pioneiro no planejamento urbano, adotando, desde 2015, uma metodologia de pesquisa integrada às funções da cidade, abrindo um novo panorama para o desenvolvimento da mobilidade urbana. A forma como a pesquisa será realizada aumentará a sua abrangência, reduzirá os custos de realização, o tempo de tabulação, e de análise dos resultados, permitindo a sua periodicidade anual, mas acima de tudo, garantindo a contribuição da sociedade no enfrentamento do desafio da mobilidade urbana.
Para saber mais informações sobre a pesquisa e fazer o download dos dados disponíveis, estão listados abaixo todos os produtos já concluídos.
Banco de Dados da Pesquisa OD do Recife 2016 | Última Atualização: Março/2017
Legenda das respostas da Pesquisa OD do Recife 2016 | Última Atualização: Março/2017
Zonas de Tráfego | Pesquisa OD do Recife 2016
Pesquisa Origem-Destino Metropolitana 1997
A segunda Pesquisa OD realizada na Região Metropolitana do Recife foi a Pesquisa Domiciliar - 97. Até então, os resultados da pesquisa de 1972 ainda eram adotados como referência nos estudos de transportes urbanos na região, entretanto, não retratavam mais os hábitos de deslocamento da população em virtude do longo tempo decorrido e das constantes alterações na dinâmica urbana.
A área de estudo da pesquisa de 1997 foi a mesma de 1972 acrescida apenas do Município de Ipojuca, que foi incorporado à Região Metropolitana do Recife em 1994. Ao todo, a RMR passou a ser integrada por 14 municípios devido à criação das cidades de Abreu e Lima, Camaragibe, Itapissuma e Araçoiaba, desmembrados a partir dos municípios de Paulista, São Lourenço da Mata e Igarassu, respectivamente. O território foi dividido em 249 zonas de tráfego, já incorporando importantes polos geradores de viagens da região, como, por exemplo, centros comerciais. A pesquisa atingiu 10.980 domicílios sorteados junto ao cadastro de residências da CELPE.
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Zonas de Tráfego | Pesquisa OD Metropolitana 1997
Pesquisa Origem-Destino Metropolitana 1972
O Estudo de Transportes do Grande Recife foi a primeira Pesquisa de Origem-Destino aplicada na então chamada Área Metropolitana do Recife (a Região Metropolitana do Recife só veio a ser formalmente instituída a partir da Lei Complementar federal nº 14, de 8 de junho de 1973). A pesquisa metropolitana domiciliar abrangeu 166 zonas de tráfego, nas quais foram acrescidas mais nove zonas apenas de atração de viagens, correspondentes aos distritos industriais localizados em área rural, totalizando, portanto, 175 zonas. A área de estudo abrangeu a Área Metropolitana do Recife, que é composta por nove municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista, Cabo, Igarassu, Moreno e Itamaracá. O estudo abrangeu apenas a área urbana desses municípios, com formato irregular e descontínuo, totalizando aproximadamente 280 km².
O Estudo de Transportes do Grande Recife foi realizado durante o período de julho a outubro de 1972 e recolheu 8.480 entrevistas, abrangendo dados socioeconômicos e de descrição das viagens. Para complementação dos dados, foram realizadas a pesquisa do tráfego externo (cordon-line), a pesquisa do tráfego interno (screen-line) e pesquisas de origem e destino no interior de ônibus e de trens.
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