CTTU intensifica fiscalização para coibir rachas de moto e alcoolemia na Zona Sul

18.03.22 - 15H26
foto: Cortesia

Fotos: Cortesia

Equipes com agentes de trânsito formaram blitze para fiscalizar possíveis irregularidades de motociclistas

Para garantir mais segurança viária aos motociclistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou, nesta quinta-feira (17), blitze de fiscalização contra práticas como racha e alcoolemia na Zona Sul da cidade. A operação foi feita em parceria com a Polícia Militar e faz parte do Programa Piloto Seguro, que une ações de fiscalização de trânsito, engenharia, educação e gestão de dados.

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária, entre as vítimas feridas em sinistros de trânsito durante o ano de 2020, 70% foram motociclistas. Além disso, segundo o Relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), o motociclista foi o segundo principal usuário que contribuiu para sinistros de trânsito com vítimas fatais (12%). "Quando observamos os dados estatísticos, percebemos a necessidade de alinhar ações de educação e fiscalização no trânsito voltadas para motociclistas com o objetivo de conscientizar e coibir as infrações porque colocam em risco tanto quem está na moto, quanto quem está por perto", destaca o gerente geral de operação e fiscalização da CTTU, Nilton Prazeres. Ao todo, foram realizadas blitze na Rua Ernesto de Paula Santos, Avenida Visconde de Jequitinhonha e Avenida Conselheiro Aguiar. Foram apreendidas 13 motocicletas por irregularidades como alcoolemia e equipamentos obrigatórios em desacordo com a regulamentação (como pneus e lanternas).

As equipes de operação e fiscalização atuam 24h por dia coibindo as infrações de trânsito por meio de blitze educativas e de fiscalização. Os agentes de trânsito são dispostos em pontos fixos ou em viaturas e, ainda, na Central de Operações de Trânsito (COT) com as câmeras de videomonitoramento. O mapeamento dos locais que terão blitze ou rondas é feito tanto pela intensidade do fluxo de veículos, quanto pelas denúncias dos cidadãos feitas pelo teleatendimento, gratuito e 24h no número 0800.081.1078 ou, ainda, pelo twitter @CTTU_Recife.

PROGRAMA PILOTO SEGURO - Lançado em 2021, o Programa Piloto Seguro tem o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito com motociclistas, que são os principais usuários contributivos para esses eventos, de acordo com o relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito de 2019. De forma inovadora, o programa une várias áreas da gestão de trânsito - educação, engenharia e fiscalização - para proporcionar mais segurança viária aos motociclistas com conscientização, estrutura viária, blitze educativas e encontros com motociclistas.