Técnicos da gestão de dados da CTTU visitam órgão de trânsito de Fortaleza para intercâmbio de conhecimentos

30.01.23 - 13H40

Entre a quarta-feira (25) e a sexta-feira (28), equipes debateram sobre metodologias de coleta, processamento e consolidação dos dados de sinistros de trânsito.

Com o objetivo de melhorar a coleta de dados de sinistros de trânsito e aprimorar as técnicas de tratamento e divulgação, agentes de trânsito da equipe de gestão de dados da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) visitaram a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Prefeitura de Fortaleza (CE). Os técnicos compartilharam os avanços que têm feito na gestão de dados com a publicação dos relatórios anuais de segurança viária e, ainda, com treinamento continuado das equipes sobre as coletas de dados. O encontro foi promovido pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) entre a quarta-feira (25) e a sexta-feira (28).

Durante a programação, os técnicos compararam suas técnicas de coletas de dados e seus instrumentos como boletins, fichas de atendimentos e laudos; analisaram as técnicas de processamento de dados e de consolidação das informações em bases de dados, além das formas de disponibilizar as informações coletadas.

GESTÃO DE DADOS – A Prefeitura do Recife tem investido cada vez mais na gestão de dados relacionados à mobilidade. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) tem investido em pesquisas de contagem de fluxo de pedestres, ciclistas e veículos motorizados antes e depois das intervenções, para mensurar a efetividade dos projetos. Além disso, foi criado um grupo de trabalho entre técnicos da CTTU e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS) para tratamento dos dados de sinistros de trânsito com vítimas, o que garante uma maior efetividade nas ações de infraestrutura viária, fiscalização e educação para o trânsito, distribuindo as atividades nas áreas com maior número de ocorrências com feridos.

Sobre a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global - A política de segurança viária desenvolvida pela Prefeitura do Recife é apoiada pela Bloomberg Philanthropies através de um programa de segurança viária, a "Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global". Em 2020 a capital pernambucana foi uma das cidades contempladas com o projeto e hoje conta com uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte às ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação.  Em todo o mundo estão participando do mesmo projeto as cidades de Accra e Kumasi, em Gana, Addis Abeba, na Etiópia, Bogotá e Cali, na Colômbia, Ho Chi Minh, no Vietnã, além de Salvador e São Paulo, também no Brasil.