A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou um esquema especial de circulação para acompanhar a Procissão de Nossa Senhora do Carmo, que acontece nesta segunda-feira (16), com saída da Avenida Dantas Barreto, na área central da cidade, a partir das 16h. O evento faz parte da programação da 322ª edição da festa em homenagem à padroeira do Recife. Para garantir a segurança viária, um efetivo de 50 agentes de trânsito irá monitorar e interditar o tráfego em diversas vias do Centro. A expectativa é que a área seja desbloqueada para a circulação de veículos por volta das 21h, horário previsto para o término do evento.
A procissão sairá do Pátio da Igreja do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, e seguirá pela Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes e retorna para a Avenida Dantas Barreto. Os condutores deverão ficar atentos aos bloqueios que serão montados, a partir das 15h30, no início da Avenida Dantas Barreto (faixa da esquerda), próximo ao Palácio da Justiça; e nos cruzamentos da Rua Siqueira Campos com Avenida Dantas Barreto; da Avenida Guararapes com Avenida Dantas Barreto; da Avenida Nossa Senhora do Carmo com Rua do Imperador; e ainda da Avenida Martins de Barros com Avenida Nossa Senhora do Carmo.
Os desvios para aqueles que desejam acessar as áreas no entorno da festa serão realizados pela Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Cais do Apolo, Rua Madre de Deus, Ponte Sete de Setembro (Giratória) e Avenida Martins de Barros. Aqueles que estão no Centro e desejam seguir em direção à Zona Sul poderão realizar o mesmo percurso, pegando o Cais de Santa Rita após a Ponte Giratória. Já aqueles que estão na Zona Sul e desejam acessar o Bairro do Recife, deverão seguir pelo Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros e Ponte Buarque de Macedo.
ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).