Prefeitura e Iniciativa Bloomberg destacam avanços na mobilidade do Recife em reunião com Câmara de Vereadores

13.05.21 - 13H50

Urbanismo tático, malha cicloviária e capacitação de agentes de trânsito foram tema de audiência virtual na Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife

Os avanços na mobilidade urbana do Recife foram tema de encontro virtual promovido nesta quinta-feira (13) pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, do qual participaram gestores da Prefeitura e da Iniciativa Bloomberg - parceira do Executivo Municipal na gestão da mobilidade. Entre os temas destacados estiveram o aumento na segurança viária, implantação de urbanismo tático e expansão da malha ciclovária da cidade.

A presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, explicou que a parceria entre a gestão municipal e a Iniciativa Bloomberg, iniciada em 2020, já tem rendido bons frutos. "Estamos investindo mais em segurança viária, na mobilidade ativa para que a gente possa inverter a pirâmide social da mobilidade, colocando as pessoas em primeiro lugar". De 2013 até este ano a malha cicloviária teve uma expansão de mais de 500%, saindo de 24 quilômetros para 150 quilômetros. "Também foram implantadas 36 áreas de urbanismo tático, o que reforça a preocupação com a mobilidade ativa". Taciana também detalhou as iniciativas em curso durante o Maio Amarelo, mês de prevenção aos sinistros de trânsito.

Direto dos Estados Unidos, a diretora de programas da Bloomberg Philantropies, Kelly Larson, agradeceu à Prefeitura do Recife pelo trabalho em conjunto. "Obrigado pela oportunidade, pela parceria. Estamos em 15 países e muito satisfeitos em poder trabalhar no Recife. Nosso objetivo é salvar vidas evitando acidentes, e fazemos isso reforçando boas práticas. Os gestores da Iniciativa Bloomberg no Recife e no Brasil deram um apanhado das linhas de atuação do projeto e como a parceria - prevista para ir até 2025 - está ajudando a mudar a cara da mobilidade na capital pernambucana."

Para o secretário municipal de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, o trabalho conjunto entre Prefeitura e Iniciativa Bloomberg só tem a evoluir. "Da capacitação dos agentes de trânsito à gestão de dados, do urbanismo tático à  implantação de ciclofaixas, tudo segue a linha de aprimorar a segurança viária", pontuou.

O presidente da Comissão na Câmara, o vereador Fabiano Ferraz (Avante), agradeceu aos participantes e destacou a importância de Executivo e Legislativo se debruçarem juntos sobre o tema. "A conversa de hoje foi muito produtiva e aproveito para reiterar que a Casa de José Mariano está à disposição para a discussão sobre a mobilidade no Recife".